Breaking News
recent

Pesquisar

muito inteligentes, superdotados e gênios"

"Definições e Características

muito inteligentes

superdotados

gênios"






Definição de Muito Inteligente

É geralmente aceito que “muito Inteligente” (em inglês: very bright) é a pessoa que em um teste de QI reconhecido obtêm um resultado superior a 95% da população em geral, ou seja, dentro dos 5% superiores. A Mensa optou por selecionar quem está nos 2% superiores. Esse número não é totalmente arbitrário, estudos estatísticos mostram que há uma diferença mensurável de comportamento entre os 2% superiores e os 2% seguintes. Outras organizações do gênero optam por outras classificações. (bibliografia: Constituição da Mensa International e livro The Bell Curve – Hernstein & Murray – Free Press 1994)

Definição de Superdotado

Segundo as diretrizes básicas para a ação do Centro Nacional de Educação Especial, são consideradas superdotadas e talentosas as que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados:
  • capacidade intelectual superior
  • aptidão acadêmica específica
  • pensamento criador ou produtivo
  • capacidade de liderança
  • talento especial para artes visuais, artes dramáticas e música
  • capacidade psicomotora
Tuttle e Becker descreveram cada uma dessas áreas de superdotação:


Habilidade intelectual geral: esta categoria inclui indivíduos que demonstrem características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitude de questionamento e habilidades de pensamento associativo
Talento acadêmico: esta área inclui os alunos que apresentam um desempenho excepcional na escola, que se saem muito bem em testes de conhecimento e que demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas. Habilidades de pensamento criativo e produtivo: esta área inclui estudantes que apresentam idéias originais e que são capazes de perceber de muitas formas diferentes um determinado tópico.

 Liderança: inclui aqueles estudantes que emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo. 

Artes visuais e cênicas: engloba os alunos que apresentam habilidades superiores para pintura, escultura, desenho, filmagem, dança, canto, teatro e para tocar instrumentos musicais. 

Habilidades psicomotoras: engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas tarefas, e habilidades mecânicas. (texto retirado do livro Psicologia e Educação do Superdotado – Eunice Soriano Alencar – E.P.U. 1986)


Características dos superdotados:


Esta é uma pequena lista de características típicas do superdotado. 

Existem outras características que não foram citadas, principalmente as ligadas à superdotação artística e psicomotora, por haver menos pesquisas nestas áreas. 

É importante lembrar que nem todos os superdotados apresentam todas as características citadas na lista.

segundo Tuttle e Becker, 1983:
  • É curioso.
  • É persistente no empenho de satisfazer os seus interesses e questões.
  • É crítico de si mesmo e dos outros.
  • Tem senso de humor altamente desenvolvido.
  • Não é propenso a aceitar afirmações, respostas ou avaliações superficiais.
  • Entende com facilidade princípios gerais.
  • Tem facilidade em propor muitas idéias para um estímulo específico.
  • É sensível a injustiças tanto no nível pessoal como no social.
  • É líder em várias áreas.
  • Vê relações entre idéias aparentemente diversas.
segundo Gowan e Torrance, 1971:
  • Reage positivamente a elementos novos, estranhos e misteriosos de seu ambiente.
  • Persiste em examinar e explorar estímulos com o objetivo de conhecer melhor a respeito deles.
  • Gosta de investigar, faz muitas perguntas.
  • Apresenta uma forma original de resolver problemas, propondo muitas vezes soluções inusitadas.
  • É independente, individualista e auto-suficiente.
  • Tem grande imaginação e fantasia.
  • Vê relações entre objetos.
  • Tem sempre muitas idéias.
  • Prefere idéias complexas, irrita-se com a rotina.
  • Pode ocupar seu tempo de forma produtiva, sem ser necessária uma estimulação constante pelo professor.
(texto retirado do livro Psicologia e Educação do Superdotado – Eunice Soriano Alencar – E.P.U. 1986)


Definição de Gênio


 Existem duas definições em disputa pelo termo:
  1. quem obtêm um resultado excepcional (na faixa superior a 180 -190) num teste determinado de QI
  2. quem consiga raciocínios e inferências tais que, somados a uma intuição também muito acima do normal, lhe permitam não somente imaginar como também formular e realizar uma obra fundamentalmente original e reconhecidamente de alto valor.
Os defensores da opção 1 acreditam ser possível medir objetivamente a genialidade enquanto os defensores da definição 2 preferem esperar por resultados práticos significativos. A história nos mostra que muitos gênios viveram no anonimato e morreram na pobreza, talvez não tendo sido reconhecidos por estarem muito à frente do seu tempo.


Os membros da Mensa são todos muito inteligentes, mas não necessariamente superdotados ou gênios. Abaixo estão alguns exemplos:
  • Carlos Herculano de Souza Oliveira, engenheiro civil e empresário de construção, mantém o espaço cultural “Yoga & Natureza” em Salvador, onde pratica “kriya yoga” e ensina “hatha yoga”. Professor e palestrante engajado na orientação de jovens, é autor dos livros “À Beira do Abismo” e “Educação do Corpo e da Mente”.
  • Leandro Leite Leocadio. Poeta, contista, ilustrador e cartunista. Teve uma infância multirregional, tendo vivido no Rio de Janeiro, em São Paulo e Natal, capital do Rio Grande do Norte. Nunca freqüentou qualquer escola de arte, tendo começado a desenhar e escrever por iniciativa própria desde tenra idade. Em 1993, no Centro Cultural São Paulo, realizou sua primeira exposição de cartuns a nanquim, aquarela e guache na H.Q. Brasil da ABRA, Academia Brasileira de Artes, tendo exposto, também, em 1995, na II H.Q. Brasil, promovida pela mesma instituição. Formado em direito, foi colaborador de O Pasquim 21 – jornal dirigido por Ziraldo –, vindo a escrever para diversos sites, jornais e revistas.
  • Fernando Caiuby, diretor do Colégio Elvira Brandão, tradicional escola fundada em São Paulo em 1904, atendendo do Berçário ao Ensino Médio. Médico oftalmologista formado pela FMUSP, não exerce a profissão. Tem título de MBA pela Business School São Paulo. www.elvirabrandao.com.br
  • Mateus N. Carneiro da Cunha, filósofo formado pela USP e mestre pela University of Chicago, tarólogo, astrólogo, pesquisador e bibliófilo de obras de Filosofia Hermética. Criador do site O Jardim Hermético.
  • José Rolim Valença, publicitário e jornalista aposentado, escritor e poeta, é o mensan número 1 do Brasil.
  • Pierluigi Piazzi, formado em química industrial e física pela USP, atualmente leciona no Anglo vestibulares e na Unisanta, é membro desde 1980.
  • Roger Rocha Moreira, compositor, guitarrista e fundador do grupo de rock Ultraje a Rigor.
  • Claudia Anania da Silva, Analista de Sistemas pela PUC-SP, ex-professora do curso de Ciência da Computação da PUC-SP, atualmente trabalhando na Editora FTD, de livros didáticos e literatura infanto-juvenil
  • Cleiton Ricardo Kuronuma, engenheiro eletrônico formado pela POLI-USP, consultor da Accenture (ex-Andersen Consulting), ex-trainee da Matsushita Corporation (Panasonic) no desenvolvimento de projetos na área de telefonia móvel.
  • Renata Romero, nasceu em Santa Rita do Sapucaí (MG) em 17/fev/1975. Morou em sua cidade natal até se formar em Processamento de Dados.
  • Rodrigo Malizia Alves Ferreira, estudante de direito na UFRJ, pintor, desenhista, escultor, filósofo e poliglota.
  • Sérgio Tadeu, engenheiro eletrotécnico, chefe do departamento de manutenção, obras e projetos da Infoglobo Sede (O Globo, Extra, Valor, Diário de São Paulo, globonews.com, globo.com, Editora Globo, Sistema Globo de Rádio).

Alguns Testes de QI

Aviso: A aplicação e a interpretação de um teste de inteligência só devem ser feitas por profissional habilitado e registrado no CRP (Conselho Regional de Pscicologia). A Mensa não possui cópias dos testes citados.


Cattel: Crianças e adultos. Desvio padrão: 24. Comentários: várias escalas distintas. Avalia a inteligência individual reduzindo a influência do nível de cultura, de educação e de fluência verbal.

Leiter: Crianças. Não-verbal. Desvio padrão: 15. Comentários: útil para crianças com problemas de audição ou crianças que não se comunicam verbalmente (ou que não falam alguma língua específica, ou que são muito tímidas ou que, simplesmente, se recusam a falar). Utiliza a manipulação de objetos.

Raven: Crianças e adultos. Não-verbal. Desvio padrão 24. Comentários: há várias “matrizes” de Raven. Matrizes Progressivas de Raven (Raven Progressive Matrices, RPM), Matrizes Progressivas Avançadas de Raven (Raven Advanced Progressive Matrices, RAPM), Matrizes Coloridas de Raven (Raven Colored Matrices, RCM). A idéia é, dentre 8 figuras dispostas como em um jogo da velha (faltando uma, obviamente), escolher a melhor alternativa.

Stanford-Binet: Crianças. Verbal e não-verbal. Desvio padrão: 16. Comentários: até a terceira edição fornecia somente um resultado numérico global. A quarta edição do teste também fornece resultados numéricos para o raciocínio matemático e para a memória de curto prazo. É um teste “divertido” para as crianças e que dá um certo trabalho para os psicólogos.

Wechsler: Crianças e adultos (testes distintos). Verbal e não-verbal. Desvio padrão: 15. Comentários sobre a escala III para crianças de 6 a 16 anos (Wechsler Intelligence Scale for Children III, WISC): na parte verbal há medidas de cultura geral, categorização, aritmética, vocabulário, compreensão e memória auditiva de curto prazo. Na escala de desempenho (performance) completam-se figuras e códigos, ordenam-se figuras, utilizam-se blocos coloridos e montam-se quebra-cabeças. Fornece elementos para diagnósticos de desempenho acadêmico (há, por exemplo, a escala Wechsler Individual Achievement Test, WIAT, específica para isso). Outras escalas: Wechsler Adult Intelligence Scale, WAIS.



Fonte: Mensa

A Mensa é uma sociedade formada por pessoas de alto QI.  

Foi fundada em 1946 na Inglaterra e é hoje internacionalmente conhecida, com cerca de 100.000 membros em mais de 100 países.

 A idéia original era, e ainda é, criar uma sociedade apolítica e livre de distinções raciais ou religiosas, com o objetivo de fomentar a inteligência e promover o convívio com pessoas intelectualmente estimulantes.

 Para filiar-se à Mensa, a única exigência é ter um QI na faixa dos 2% superiores da população, comprovado por testes aplicados pela própria Mensa, ou reconhecidos por ela.





 fonte e créditos:

indicar...!... indicar no facebook:
|agregadordelinksmais|.|agregador de links|.|saúde|.|enviar links| draft.blogger

adicionar |+Google URL| ...
flo

flo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem do formulário de comentário:

Dinheiro





Tecnologia do Blogger.